Prefeitura Municipal

Itambé do Mato Dentro-MG

Última Atualização do Site:
23/03/2017 17:10:29






Pesquisa desenvolvida por Itambeense contribui para o planejamento turístico na região de Cabeça de Boi... Enviar por e-mail  Imprimir esta notícia Receber por RSS
10/03/2017 16:14:17


Veja as fotos

Pesquisa desenvolvida por Itambeense contribui para o planejamento turístico na região de Cabeça de Boi...

 

A Itambeense Gilcilaine da Silva Perdigão, orientada pelas professoras Juni Cordeiro e Giovanna Calazans, pesquisou as rochas e a qualidade das águas dos atrativos turísticos da região de Cabeça de Boi para a elaboração do seu trabalho final de graduação no curso de Engenharia Ambiental da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI).

Frequentadora das cachoeiras e balneário da região, a agora Engenheira Ambiental, Gilcilaine destaca a importância, desse trabalho para o Turismo Sustentável de Itambé,  escolhi esse trabalho por ser da região e querer dar a minha contribuição para a pratica de um Turismo Sustentável em nossa cidade..

 

Em sua pesquisa Gilcilaine avaliou por meio da coleta e análise de amostras de água as condições de balneabilidade, ou seja, a qualidade das águas para atividades de recreação como natação e mergulho, das cachoeiras da Maçã, Intancado, Chuvisco, além do Lajeado e Poço. Os resultados obtidos indicam que a Cachoeira do Chuvisco e o Lajeado são as melhores opções para a realização de atividades de recreação, enquanto o Poço apresenta as piores condições, dada a presença de maiores concentrações de Escherichia coli (E. coli), uma bactéria comumente encontrada no intestino humano e de alguns animais de sangue quente.

No entanto, Gilcilaine destaca que as bactérias E. coli não causam doenças, mas para o planejamento turístico em bases sustentáveis, é necessário o uso adequado do solo nas proximidades dos atrativos turísticos, impedindo, por exemplo, a utilização desses locais como área de pastagem.

A pesquisa desenvolvida pela Gilcilaine teve a colaboração de colegas de curso e motivou a futura Engenheira Ambiental Flávia Dark Nascimento a desenvolver seu trabalho de conclusão de curso na região de Itambé, objetivando a caracterização geológica das demais cachoeiras do município e a identificação das fragilidades naturais desses locais.

Comentários: Para o município de Itambé é de grande importância todos os trabalhos de finalização de curso feitos pela Funcesi, uma vez que esses trabalhos tem um valor muito significativo para o nosso Municipio, pois trazem uma credibilidade maior para nosso Municipio uma vez que temos o amparo de uma respeitada instituição de Ensino que é a FUNCESI.

Considerando que todas essas pesquisas são realizadas pela Funcesi sem custos para o Município...

A Prefeitura de ITAMBÉ se coloca a disposição para futuros Trabalhos que serão feitos por esta Instituição, nos colocando como parceiros para que possamos garantir um futuro melhor para os moradores de nosso cidade e para os Turistas que nos dão a honra de sua visita..

 


Fonte: Assessoria de Imprensa

Pesquisa desenvolvida por Itambeense contribui para o planejamento turístico na região de Cabeça de Boi... - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

 AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
 10/03/17 - Pesquisa desenvolvida por Itambeense contribui para o planejamento turístico na região de Cabeça de Boi...
 24/02/17 - Itambé Folia nas Escolas
 20/02/17 - Itambé Folia 2017
 30/12/16 - NOTIFICAÇÃO
 25/06/16 - Prefeitura Municipal de Itambé complementa frota municipal com mais 07 veículos
 ARQUIVO - Acesse todas as notícias


Itambé do Mato Dentro,
Busca

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.